A baía de Cascais, considerada um dos melhores campos de regata do mundo, tem sido palco dos mais prestigiados eventos nacionais e internacionais da vela, entre os quais o campeonato do mundo SB20, que decorreu entre 29 de Agosto a 3 de Setembro.
O evento contou com a participação de cerca de 80 embarcações, representantes de 13 países de três continentes (Europa, Ásia e Oceânia), num total de 250 velejadores e 600 acompanhantes.
A tripulação do New Territories, de Hugo Rocha e tripulada por Alex Semenov, Fran Palacios e Gonçalo Barreto foi a grande vencedora. Em segundo lugar ficou o France Jeune SB20 de Gabriel Skoczek, tripulada por Michel Emeric, Lucas Chatonnier e Marine Boudot.
O Trem Engineering de Rodion Luka, tripulado por Andrey Klochko, Igor Severianov, Martin Mastbaum e Tomás Barreto ficaram em terceiro lugar.
O Team France Jeune de Gabriel Skoczek ganhou o prémio da primeira tripulação júnior melhor classificada e Mathilde Geron foi a vencedora do prémio primeira tripulação feminina. Jerry Hill ganhou o prémio primeiro Master.
O prmeiro lugar da Nations Cup pertence à França com 404 pontos, seguida pela Rússia e em terceiro lugar Portugal. Nos resultados finais destaque ainda para o desempenho de duas equipas portuguesas, Vasco Serpa e José Caldeira, que se mantiveram entre os 10 primeiros lugares, ao longo de todo o evento.
No total, a prova contou com 23 equipas portuguesas, sendo o país mais representado do evento. Gonçalo Esteves, presidente do Clube Naval de Cascais, mostrou-se satisfeito com a toda a organização da prova.
O campeonato do mundo de SB 20 realizou-se pela segunda vez em Cascais (a primeira foi em 2009), sendo organizado pelo Clube Náutico de Cascais, com o apoio da Câmara Municipal.