Resposta rápida às necessidades da empresa
Para a associação que gere o setor, a APESPE, as empresas recorrem ao mercado das empresas de trabalho temporário para terem acesso a uma solução profissional, competente e produtiva para as suas necessidades transitórias. E com isso, segundo a associação, têm acesso a trabalhadores qualificados pelo período estritamente necessário, sem o tempo de espera que um processo de recrutamento e seleção pode durar.
Altura em que as empresas mais recorrem
Há determinadas alturas do ano em que as empresas optam por recorrer mais a trabalhadores temporários, já que pretendem uma maior flexibilidade contratual. Isso acontece sobretudo com substituições por baixa ou férias, projetos especiais por um curto período de tempo, picos de produção ou, por outro lado, tarefas pontuais, e ainda o caso de atividades sazonais. Daí na altura do verão e do Natal haver uma maior procura, por parte das empresas, deste tipo de serviços. Por isso mesmo, o trabalho temporário representa 1,6% da população empregada. E mantém-se sempre nos mesmos patamares por ser uma atividade muito cíclica, com alguma flexibilidade.
Perfil de candidatos
Nem todos os que estão inscritos nas empresas de trabalho temporário estão numa situação de desemprego. De acordo com várias empresas contactadas pelo i, há muitos casos em que os candidatos estão nos quadros das empresas, mas procuram novos desafios e tentam fazer algo que nunca fizeram até aí.
Como os clientes são variados, assim como as suas áreas de negócio, também os perfis dos candidatos são diversificados.
A qualidade técnica e a experiência prévia na função são vistas, pelo responsável, como um dos principais critérios para se ser recrutado. No entanto, muitas vezes, a escolha é feita pelos soft skills – definidos como um conjunto de atributos e/ou competências que promovem boas relações com as pessoas que rodeiam o trabalhador e melhoram o desempenho profissional – e pela capacidade de adaptação de cada um dos candidatos.
Modelo em evolução face à crise
O setor do trabalho temporário tem registado uma grande evolução ao longo dos últimos anos. Explicação para esta realidade: abrandamento da economia e a consequente alteração nos modelos de organização das empresas para fazer face à transformação das atividades e dos negócios. No fundo, este mercado acaba por responder às necessidades das empresas que pedem racionalização de recursos.
Vantagens deste mercado segundo as agências que prestam este tipo de serviços
Os trabalhadores encontram mais fácil e rapidamente um posto de trabalho que se adequa às suas qualificações e capacidades. Ao mesmo tempo, adquirem qualificação e experiência através do preenchimento de vários postos de trabalho e da inserção em diferentes comunidades de trabalho. Têm legalmente garantida a retribuição praticada pelo utilizador para o desempenho das mesmas funções e, em determinadas situações, acesso a ações de formação e reciclagem da empresa com que estão a trabalhar.
Inconveniente: contrato não pode durar mais do que 24 meses, tal como está previsto na lei.