A história por detrás de uma peça de arte concebida para o maior torneio de golfe do país

Uma bola de golfe, os anéis da esfera armilar e um tee são os três elementos que compõem o troféu do Portugal Masters, da autoria da designer Susana Martins e propriedade do Turismo de Portugal. Executado em prata e banhado em ouro branco, tem as armilas trabalhadas em filigrana escurecida, e a bola, apoiada no…

A história por detrás de uma peça de arte concebida para o maior torneio de golfe do país

Aquando do nascimento do Portugal Masters, em 2007, Lídia Monteiro era directora do Departamento de Comunicação do Turismo de Portugal, e recorda-se da génese do respectivo troféu: “Desde logo, o que nós queríamos era encontrar um ambiente gráfico que de alguma forma pudesse transportar para o Portugal Masters alguns valores identitários da nação. E logo na altura o objectivo era que troféu fosse o próprio símbolo do torneio.”

Foram contactadas várias universidades e escolas de ourivesaria, fez-se um briefing com os interessados e posteriormente foram avaliadas várias propostas candidatas, sendo a eleita escolhida pelo seu universalismo. A bola de golfe é como o globo terrestre e as armilas são antigos instrumentos de navegação, actividade em que Portugal outrora se destacou para a conquista do mundo, estando aliás representadas na bandeira nacional.

Confessa Lídia Monteiro, hoje responsável pela Direcção de Apoio à Venda no Turismo de Portugal: “Foi um troféu que realmente nos maravilhou, tenho satisfação e orgulho nele, porque acho que conseguimos realmente sintetizar naquela peça, muito elegante, por um lado, elementos da nossa história, por outro, elementos da ourivesaria tradicional portuguesa, associada a uma actividade desportiva, mas também a um activo do ponto de vista do turismo.”

Como sempre, o troféu estará em exposição durante a semana do 10.º Portugal Masters, no Victoria Golf Course, em Vilamoura. Depois será erguido pelo seu décimo campeão.