Novo Banco: Banco de Portugal recebeu cinco propostas

Os chineses Minsheng. estão interessados na venda em mercado.

"O Banco de Portugal recebeu cinco propostas" de compra para o Novo Banco, confirmou a instituição liderada por Carlos Costa. "O Banco de Portugal recebeu cinco propostas no âmbito dos dois procedimentos de venda – Procedimento de Venda Estratégica e Procedimento de Venda em Mercado –, cuja análise agora se inicia à luz dos critérios estabelecidos nos respetivos cadernos de encargos, divulgados no passado mês de abril", revelou em comunicado, sem adiantar nomes.

Em causa estarão as ofertas dos cinco candidatos já conhecidos: BCP, BPI, Apollo/Centerbridge, Loan Star e China Minsheng. Este último interessado na venda em mercado.

O Banco de Portugal tinha a expectativa de receber cinco propostas pelo Novo Banco no processo que terminou esta sexta-feira, 4 de Novembro, pelas 17 horas.

Recorde-se que, o Banco de Portugal está a proceder à venda da posição accionista do Fundo de Resolução no Novo Banco. A posição foi adquirida através da injecção de 4,9 mil milhões de euros, 3,9 mil milhões dos quais por dinheiro público. O Novo Banco resulta da medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo a 3 de agosto de 2014.