O “Election Day” está aí à porta e os principais meios de comunicação dos EUA estão a publicar, quase de hora em hora, as suas sondagens finais. Em praticamente todos os estudos Hillary Clinton lidera ainda que por uma pequena margem, em relação a Donald Trump, pelo que a corrida promete ser disputada até ao final.
Na mais recente sondagem da Bloomberg, realizada entre sexta-feira e domingo, Clinton detém 44% das intenções de voto, contra 41% do magnata, considerando todos os candidatos que disputam a corrida. Numa escolha a dois, a diferença entre Hillary e Trump é, igualmente, de 3 pontos percentuais.
O estudo contou com 799 inquiridos e revela que Clinton lidera ainda nas intenções de voto das mulheres, dos hispânicos, da população não-branca, dos licenciados e da faixa etária inferior a 35 anos. Já o candidato republicano tem mais apoiantes junto dos não-licenciados, dos homens brancos e dos trabalhadores rurais.
O site Fivethirtyeight juntou 14 sondagens, realizadas pelos jornais e televisões de referência dos EUA, entre o dia 28 de outubro e o passado domingo, e calcula uma vantagem média de 1.9 pontos percentuais de Hillary Clinton.
Nada que nos ajude a apontar vencedores antecipados, portanto.