Dez sinais de alerta do cancro do pâncreas

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Cancro Pancreático

Náuseas e mal estar

Os enjoos podem surgir por diferentes motivos, mas também podem ser um sinal de alerta. Um tumor no pâncreas pode bloquear o ducto biliar ou pressionar o duodeno, o que vai dificultar a digestão e causar mal estar. Pode também causar inflamação em torno do pâncreas.

Perda de peso inexplicável

O organismo queima mais calorias do que o habitual uma vez que este cancro afeta a forma como as calorias e as proteínas são utilizadas pelo organismo. Pode notar-se diminuição do apetite. Se uma pessoa não está a fazer uma dieta ou exercício e perde 10% do seu peso em dois meses deve ir ao médico.

Depressão

Embora possa surgir noutros contextos, depressão e alterações de humor podem também  ser sintomas iniciais de cancro pancreático. A relação entre as duas doenças está em estudo desde os anos 30 do século passado, mas pensa-se que pode haver algum efeito hormonal.

Mudança nas fezes

Provoca fezes com gordura, de cor clara ou cheiro fétido.

Diarreia persistente

Por outro lado, diarreia persistente também pode ser um sinal de alerta, para este tumor ou outras doenças. Seis ou mais dejecções diárias moles devem motivar uma ida ao médico.

Diabetes recente sem ganho de peso

O cancro do pâncreas destrói as células pancreáticas que produzem a insulina, o que pode levar ao aparecimento de diabetes. Se não houve excesso de peso, pode ser um sinal de alerta. Os sintomas incluem visão turva, fadiga ou sensação de muita sede.  

Icterícia sem dor associada

Um dos sintomas mais frequentes são a pele o branco dos olhos tornarem-se amareladas. A icterícia também pode estar associada a prurido e a urina escura.

Dor abdominal

Começa com desconforto ou dor abdominal e pode estender-se às costas, agravando-se após as refeições ou quando a pessoa está deitada. Numa fase inicial, a dor pode surgir e desaparecer, tornando-se com o tempo mais constante.

Dor na coluna dorsal

Cerca de sete em cada dez pessoas com cancro do pâncreas vão pela primeira vez ao médico com queixas de dor nas costas. Acontece sobretudo com os doentes em que o tumor está localizado no corpo ou cauda do pâncreas, fazendo pressão sobre os nervos. 

Trombose venosa profunda

Falta de ar ou dor podem ser provocadas por coágulos sanguíneos numa veia profunda, por exemplo nas pernas ou braços, que por sua vez também podem estar relacionados com este tipo de tumor.