Há seis portugueses na lista dos cientistas mais citados do mundo. Esta montra dos investigadores com artigos científicos mais influentes nas suas áreas é atualizada anualmente pela Clarivate Analytics, que no passado pertenceu à Thomson Reuters. A edicão deste ano, agora conhecida, inclui 3000 cientistas de diferentes nacionalidades.
A lista tem por base os artigos mais referenciados nas publicações científicas entre o período de 2004 a 2014, tendo sido analisados 128 887 trabalhos no total em 21 campos de investigação.
Delfim Torres, investigador na área da matemática da Universidade Aveiro, Isabel Ferreira e Lillian Barros, especialistas em ciências agrárias no Instituto Politécnico de Bragança, Mário Figueiredo, engenheiro especialista em telecomunicações do Instituto Superior Téncico e Instituto de Telecomunicações, Nuno Peres, físico na Universidade do Minho e Miguel Bastos Araújo, investigador na área do ambiente a trabalhar em Espanha, são os portugueses que se destacaram este ano.