Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Figueira da Foz, Amadora e Portimão são estas seis cidades onde, a partir da próxima segunda-feira, vai poder usar a aplicação da Via Verde para pagar parquímetros. Até 2018, promete cobrir as principais cidades nacionais em 2018.
A empresa vai lançar a aplicação "via verde estacionar" e que permite realizar o pagamento de serviços de estacionamento de rua através do telemóvel.
Para a Via Verde, “o novo serviço tem a vantagem de não serem necessários trocos, parquímetros ou pré-pagamento“.
Como funciona?
Para utilizar o serviço Via Verde Estacionar é necessário descarregar a aplicação. Em seguida, caso já seja cliente Via Verde e tenha acesso à área reservada do site “A minha Via Verde” apenas terá que fazer o login na app Via Verde Estacionar com os mesmos códigos utilizados no site. Se é cliente mas não efetuou ainda o registo pode registar-se na própria app Via Verde Estacionar.
No entanto, o novo serviço obriga a que já tenha um contrato com a Via Verde pelo que terá de ter um identificador, porém o carro que vai estacionar não tem de ter identificador, ou seja, pode associar veículos mesmo que não sejam clientes Via Verde, assim como efetuar estacionamentos simultâneos e até pagar o parquímetro de amigos e familiares.
O preço é idêntico ao praticado pelos meios de pagamento tradicionais com a vantagem de possibilitar o pagamento exato do tempo em que estacionou.