Consegue desenhar um gato em 20 segundos? É uma experiência da Google

O objetivo é desenvolver o sistema de inteligência artificial da multinacional. Até Stephen Colbert já brincou com o assunto

Quem já jogou garante que é viciante. Quanto às aplicações, só o tempo dirá. A Google lançou este mês um conjunto de ferramentas para tornar o dossiê da inteligência artificial menos misterioso e, ao mesmo tempo, conseguir maior apoio dos utilizadores para o desenvolvimento dos seus algoritmos.

Uma das ferramentas com mais saída chama-se “Quick, Draw” e até o comediante Stephen Colbert já fez questão de mostrar os seus dotes artísticos na CBS.

Tem 20 segundos para fazer seis desenhos simples e assistir à ainda maior rapidez com que os algoritmos da Google conseguem adivinhar o que está a fazer com base na forma como começa o desenho e nos traços principais. Cada vez que alguém faz um desenho, os algoritmos vão ficando mais refinados, o que ajuda a perceber como é que as máquinas são capazes de aprender.

Há ainda experiências com som, por exemplo a Bird Sound, onde é possivel ver como os algoritmos conseguem organizar sons de espécies diferentes por parecenças, a tecnologia a caminho do ouvido quase perfeito que poucos humanos desenvolvem.

Para explorar este admirável mundo novo visite a página A.I. Experiments.