Esta é uma das conclusões do estudo hoje divulgado que avalia a aprendizagem dos alunos em termos de conteúdo e em raciocíno – o Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) – no qual ao alunos portugueses do 12º ano participam pela primeira vez.
Entre os nove países que participaram no estudo, que se realizado a cada quatro anos, na Matemática A os alunos portugueses conseguiram 482 pontos, ficando em 5º lugar da tabela. Uma classificação que é, contudo, 18 pontos abaixo da média registada que se situa nos 500 pontos.
O estudo revela ainda que na Matemática A “os alunos portugueses apresentam melhores desempenhos a álgebra e piores desempenhos a geometria” de acordo com a tendência internacional. Na avaliação da Física, é na área de mecânica e termodinâmica que os alunos conseguem mslhores resultados, em contraponto com a eletricidade e magnetismo onde está o pior desempenho.
Entre as regiões do país, foi no Alentejo Central e em Viseu e Coimbra que os alunos conseguiram melhores resultados em Matemática A. Já na Física, é em Leiria, Coimbra e nos Açores que os alunos mais se destacam.
O estudo revela ainda que os alunos do ensino particular e cooperativo conseguiram resultados acima dos estudantes que frequentam a escola pública, tanto em Matemática como em Física (mais 39 e 21 pontos respetivamente).
Participaram no estudo 56 mil estudantes (32 mil para Matemática A e 24 mil em Física) de nove países. Destes, 5851 são alunos portugueses que frequentam 221 escolas públicas e privadas.