Fernando Santos é um dos três treinadores finalistas para o prémio FIFA de melhor treinador de 2016.
O selecionador nacional, que levou Portugal ao inédito título europeu em França, concorre com Zinedine Zidane, que venceu a Liga dos Campeões pelo Real Madrid, e Claudio Ranieri, autor de uma proeza inacreditável: campeão inglês pelo modesto Leicester.
A gala da FIFA está marcada para o dia 9 de janeiro em Zurique, Suíça. Para a eleição são ponderados, em igual peso, os votos de capitães e selecionadores de equipas nacionais, jornalistas e votos de adeptos no site do organismo que tutela o futebol a nível internacional.
O prémio FIFA para o melhor treinador do ano é atribuído desde 2010. José Mourinho foi o primeiro técnico distinguido, tendo sido terceiro e segundo classificado, respetivamente, nos dois anos seguintes.
Lista de vencedores:
2010: José Mourinho (Inter)
2011: Pep Guardiola (Barcelona)
2012: Vicente del Bosque (Espanha)
2013: Jupp Heynckes (Bayern Munique)
2014: Joachim Low (Alemanha)
2015: Luís Enrique (Barcelona)
No que respeita ao futebol feminino, Jill Ellis, Silvia Neid e Pia Sunhage são as três treinadoras finalistas dos prémios. Jill Ellis, treinadora da seleção feminina dos Estados Unidos da América, vai defender o troféu que já conquistou no ano passado, tendo desta feita a concorrência de duas medalhadas nos últimos Jogos Olímpicos: Silvia Neif é a treinadora da seleção alemã que venceu a medalha de ouro no Rio 2016 e Pia Sundhage orienta a seleção sueca, que ganhou a prata na mesma competição.