O Executivo italiano está já a preparar um Plano B para resgatar o Monte dei Paschi, caso o banco italiano não consiga angariar capital através dos seus acionistas e outros investidores. Em causa está uma necessidade de capital por parte da instituição financeira no valor de cinco mil milhões de euros.
De acordo com o jornal italiano Il Sole 24 Ore, está prevista uma possível intervenção direta “preventiva” por parte do governo no capital do banco, estando já preparado um decreto para o efeito.
No entanto, este plano B só avança caso falhe o plano de recapitalização do Monte dei Paschi que está a ser levado a cabo, onde está prevista uma injeção de capital através dos acionistas e outros investidores.
Já, segundo o Financial Times (FT), fontes próximas ao setor da banca italiana afirmaram que as soluções privadas para o Monte dei Paschi começam a esgotar-se e que a situação política em Itália tornou “mais difícil” garantir o investimento de mil milhões de euros provenientes do Qatar e do qual estava dependente para o plano de recapitalização de cinco mil milhões.