Itália disposta a resgatar banco

A Itália está preparada para injetar capital no Monte dei Paschi di Siena caso o banco falhe o plano recapitalização privado. 

“No ministério da economia há confiança que o pedido de capital do Monte dei Paschi tenha sucesso. Se a operação falhasse, o Estado levaria a cabo um recapitalização preventiva”, disse uma fonte governamental italiana à Reuters. “A existência do banco e os depósitos dos seus clientes serão salvaguardados em qualquer circunstância”, acrescentou a mesma fonte à agência de notícias.

O Monte dei Paschi di Siena, o banco mais antigo do mundo e o terceiro maior de Itália, revelou na noite de domingo que está no mercado a tentar uma recapitalização de 5000 milhões de euros depois de na sexta-feira o BCE ter recusado um alargamento do prazo para a instituição financeira se capitalizar.

Depois da indigitação do novo primeiro-ministro de Itália a instituição financeira elaborou um novo plano de recapitalização que passa pela reabertura de uma oferta de troca de dívida e colocação de ações no mercado.

A oferta inicial recolheu mil milhões de euros e este novo plano envolve a possível injecção de mil milhões de euros do fundo soberano do Catar no capital do banco. Ao mesmo tempo um consórcio de bancos tentará vender ações da instituição financeira.