Visita do Papa a Portugal obriga a investimento de 100 milhões de euros

O valor diz respeito à melhoria das infraestruturas das forças de segurança do país. A visita do Papa Francisco obrigará ainda a um “cuidado especial” em termos de segurança

Na sequência do ataque terrorista em Berlim, Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, garante que a visita do Papa agendada para 2017 está a ser preparada com ‘’cuidado especial’’.

Na inauguração do posto da GNR de Porto de Mós, Constança Urbano de Sousa reforçou esta ideia: “Naturalmente que está previsto um cuidado especial. A planificação de toda a segurança inerente a esta visita do Papa está a ser planeada há muitos meses e coordenada pela senhora secretária-geral do Sistema de Segurança Interna”, disse, acrescentando ainda que haverá um controlo das fronteiras para atingir esse objetivo.

A ministra da Administração Interna assumiu ainda a necessidade de investir nas estruturas das forças de segurança em muitos pontos do país, usando para tal ‘’receitas que possam ser oriundas da venda de património e que reverterão, exclusivamente, para a requalificação das infraestruturas’’. Constança Urbano de Sousa prometeu um investimento de 100 milhões de euros.

O Santuário de Fátima já recebeu a visita de três Papas: Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, sendo o Francisco o quarto. É ainda de acrescentar que em nenhuma destas visitas houve ocorrência de algum incidente proveniente de falhas nas forças de segurança portuguesas.

A visita do Papa Francisco decorrerá nos dias 12 e 13 de Maio de 2017 e trará a Portugal milhares de peregrinos.