O cardeal madeirense está na lista restrita de 22 candidatos à sucessão do papa Francisco elaborada pelos especialistas. Mas o padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica, diz à Euronews que as probabilidades do português não são muito elevadas. “A minha ideia é que a escolha não irá recair num cardeal europeu”,…
Os ritos que se seguem à morte de um Papa seguem um protocolo minucioso para não haver margem para o improviso. Fiel aos seus princípios, Francisco promoveu a simplificação dos procedimentos e pediu para ser sepultado fora do Vaticano.
Francisco manifestou desejo numa cerimónia mais simples. Escolha de um novo Papa é marcada por um clima de silêncio e segredo.
Tolentino de Mendonça está na lista dos 22 mais prováveis para suceder ao Papa Francisco. Nomeado há apenas seis anos, o cardeal português é apontado como um dos favoritos dos 140 que terão direito de voto. O que pode ser um mau sinal, pois como diz o ditado, quem entra Papa no conclave sai cardeal.
Américo Aguiar, Tolentino Mendonça, Manuel Clemente e António Marto são os quatro portugueses com voto no conclave. Há ainda outros nove lusófonos a participar na escolha do sucessor de Francisco.
Sumo pontífice surpreendeu fiéis na Praça de São Pedro no Vaticano.
Dezenas de crianças, muitas delas oriundas de países devastados pela guerra, juntaram-se à porta do hospital, para saudar o Papa Francisco no seu quinto domingo de internamento.
“O Santo Padre manteve-se sempre alerta e orientado”, segundo comunicado da Santa Sé.
Tal como no domingo passado, a mensagem foi transmitida sem a celebração do Angelus para que o Pontífice pudesse descansar
Lembrou também os profissionais de saúde que cuidam do sumo pontífice.
Francisco foi internado esta sexta-feira.
Em causa está uma carta, enviada aos bispos dos Estados Unidos, em que o Papa Francisco considerou que a deportação em massa de migrantes constitui “um atentado à dignidade”.
Papa dirigiu-se às cerca de 30.000 pessoas que se reuniram na Praça de São Pedro
A importante tradição religiosa da Córsega, onde, por exemplo, as confrarias e o culto da Virgem Maria estão muito difundidos, foi o principal motivo que levou o Papa a visitar a ilha
Segundo Francisco, os migrantes quando partem têm a esperança de encontrar em outros lugares “o pão nosso de cada dia” e não desistem, mesmo quando são confrontados com problemas e rejeitados
Líder da Igreja lembra que “ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras”.
Francisco vai ao Luxemburgo e à Bélgica, de sexta-feira a domingo.
Sumo Pontífice cancelou presença na Via-Sacra na sexta-feira.