Um avião, da Afriqiyah Airways, que partiu da Líbia foi sequestrado, tendo sido desviado esta sexta-feira para a ilha de Malta. A bordo seguem 111 passageiros, de acordo com a Reuters.
Dois homens terão ameaçado explodir o avião caso o mesmo não mudasse a direção para Malta, noticia a Reuters, citando o jornal Times of Malta.
"Há uma potencial situação de sequestro num avião da Líbia, que foi desviado para Malta. Equipas de segurança e emergência estão no local", disse o primeiro ministro de Malta, Joseph Muscat, no Twitter.
Informed of potential hijack situation of a #Libya internal flight diverted to #Malta. Security and emergency operations standing by -JM
— Joseph Muscat (@JosephMuscat_JM) December 23, 201
O primeiro-ministro Muscat confirmou ainda a existência de 111 passageiros a bordo: 82 homens, 28 mulheres e uma criança.
It has been established that #Afriqiyah flight has 111 passengers on board. 82 males, 28 females, 1 infant.
— Joseph Muscat (@JosephMuscat_JM) December 23, 2016
Um dos atacantes que desviou a aeronave para a ilha de Malta tem uma granada em sua posse e ameaça explodir o avião caso não sejam cumpridas as suas exigências.
Segundo avança a imprensa internacional, o atacante foi apoiante de Muamar Kadafi, antigo ditador da Líbia, que morreu em 2011.
O voo interno do Airbus A320 saiu de Sabha, no sudoeste da Líbia, em direcção a Tripoli, a capital, às 10h10 locais. Tinha destino marcado para as 11h20.
Todo o tráfego aéreo de Malta está a ser desviado para outros aeroportos e as equipas de emergência já estão no local.