ASAE instaurou 27 contraordenações e dois processos-crime durante época Natal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 27 processos de contraordenação e dois processos-crime a estabelecimentos que comercializavam alimentos impróprios para consumo.

Este é o resultado da fiscalização da ASAE a 296 estabelecimentos que decorreu durante a época natalícia. Em causa estavam produtos como borrego, cabrito, leitão, azeite, peru, bacalhau, polvo, doces e frutos secos que se encontravam impróprios para consumo por falta de higiene, por falta de rotulagem, ou pela comercialização de produtos fabricados em estabelecimentos não aprovados.

Foram ainda detidas duas pessoas por abate clandestino num matadouro ilegal, que foi desmantelado e foram apreendidas seis toneladas de alimentos.

No mesmo período, refere em comunicado a autoridade,  foi intensificada também a fiscalização nas promoções em cadeias de hipermercados para verificar se existiam práticas individuais restritivas do comércio, com especial incidência para o bacalhau, azeite, leitão e conservas.