Circular em algumas autoestradas em Portugal vai ser mais caro em 2017. O novo tarifário das portagens entra em vigor já no próximo dia 1 de janeiro.
A A1, que faz a ligação Lisboa-Porto, é a autoestrada que registará o maior aumento para a classe 1: 35 cêntimos. Segue-se a A2 (Lisboa-Algarve), que terá uma subida de 15 cêntimos, e a A22, mais conhecida como Via do Infante (Algarve), com um aumento de 15 cêntimos.
Ou seja, fazer uma viagem de Lisboa ao Porto, pela A1, custará 21,60 euros. Circular na A2 passará a custar 20,45 euros e na Via do Infante 8,7 euros.
O Ministério do Planeamento e das Infraestruturas informa, num documento divulgado esta quarta-feira, que a atualização “abrange 22%” das portagens e “será de apenas cinco cêntimos na generalidade das taxas de classe 1, sendo de dez cêntimos num número reduzido de situações”. “Em 78% dos casos, não haverá qualquer acréscimo de preço”.
Também as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama sofrerão alterações. “A atualização varia entre os cinco cêntimos (classe 1, em ambas as pontes) e os quinze cêntimos (classe 4, na ponte Vasco da Gama)”, lê-se no mesmo documento do Ministério de Pedro Marques. Isto é, os veículos de classe 1 passarão a pagar 1,75 euros na ponte 25 de Abril e 2,75 euros na ponte Vasco da Gama.