A escolha da maternidade é uma das tarefas cimeiras na check-list de qualquer casal que se prepara para ter um filho. Dados revelados ontem pela Entidade Reguladora da Saúde podem dar uma ajuda aos futuros pais.
O regulador divulgou os resultados da última ronda do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), que teve por base os atendimentos nos hospitais nacionais durante 2015.
Uma das dimensões avaliadas é a “excelência clínica” nos cuidados pré-natais e partos. O sistema de avaliação do regulador consiste na atribuição de uma estrela, duas estrelas ou três estrelas consoante o desempenho dos hospitais públicos e privados que participam no estudo.
Nesta área, em que se analisa a frequência de lacerações graves no parto ou o recurso excessivo à cesariana, foram avaliados 32 hospitais com maternidade. Só 16 tiveram a nota mais elevada e apenas uma maternidade privada conseguiu três estrelas, e não é nem em Lisboa nem no Porto.
São estas as maternidades melhor classificadas do país:
Público
Hospital de Faro
Hospital de São Sebastião, Santa Maria da Feira
Centro Materno Infantil do Norte, Porto
Hospital São Teotónio, Viseu
Maternidade Bissaya Barreto, Coimbra
Maternidade Daniel de Matos, Coimbra
Hospital de Guimarães
Hospital de Braga
Hospital de Cascais
Hospital de Vila Franca de Xira
Hospital Garcia de Orta, Almada
Hospital de Santa Luzia, Viana do Castelo
Hospital José Joaquim Fernandes, Beja
Hospital Pedro Hispano, Matosinhos
Hospital de Santa Maria (a ERS inclui as três estrelas deste hospital no balanço embora não tenha sido avaliado neste último ciclo)
Privado
Hospital da Luz Póvoa de Varzim
Pode consultar os resultados da avaliação da Entidade Reguladora da Saúde e pesquisar por hospital nesta página.