O Bloco de Esquerda vai apresentar uma iniciativa legislativa para reverter as Parcerias Público Privadas (PPP) na saúde.
O anúncio foi feito esta quinta-feira no Parlamento. “O Bloco de Esquerda apresentará uma iniciativa legislativa para que os atuais hospitais em regime PPP passem para a esfera pública”, afirmou Moisés Ferreira, durante as declarações políticas desta tarde.
Para o BE, é preciso um maior investimento na área da saúde, isto é, é “preciso dinheiro”. Dinheiro do Orçamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que não pode ser utilizado para “financiar privados”.
“Não podemos continuar a canalizar centenas de milhões de euros para privados quando esse dinheiro faz tanta falta ao nosso SNS. Não podemos gastar 450 milhões de euros por ano em PPP na saúde. O Orçamento da saúde não pode ser uma renda para negócios privados”, defendeu o deputado.
Durante a intervenção, o Bloco de Esquerda aproveitou para lançar farpas ao PSD e ao CDS. O partido acusou a direita de ter colocado o “SNS no limite” com as medidas implementadas durante o anterior governo. “A destruição de postos de trabalho colocou em causa a atividade assistencial; a destruição do número de camas nos hospitais sobrelotou o internamento”.