Em Silicon Valey, uma região californiana onde estão sediadas algumas das maiores empresas tecnológicas do mundo, os estagiários são muito bem pagos. Esta é, pelo menos, a perceção dos portugueses, onde o ordenado mínimo ainda é de apenas 557 euros e onde associamos os grandes salários aos gestores de topo.
O levantamento foi feito pela startup de recursos humanos, a StarOfService, que justifica os valores elevados com o facto de os estagiários de hoje em dia serem nativos digitais que, desde muito cedo, competem entre si para “captar a atenção dos recrutadores de grandes empresas”.
Segundo a StarOfService, o nível dos salários pagos aos jovens tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos. Já para não falar que a contratação de estagiários a “peso de ouro” é cada vez mais frequente.
A diretora internacional da startup francesa, Monica Zamfir, justifica dizendo que “se a empresa ‘A’ não recrutar o jovem talento ‘Y’, a empresa ‘B’ irá certamente fazê-lo. Pura competição. O paradoxo é que um estagiário, que por norma ganhava um salário baixo enquanto aprendia, poder atualmente, dependendo da área e obviamente do seu skill-set, chegar a ganhar mais, em apenas alguns meses de trabalho, do que alguns profissionais ganham o ano inteiro”.
A Dropbox está no topo do ranking das empresas tecnológicas que melhor pagam aos estagiários, o salário mensal pode chegar aos 8.286 euros.
Segue-se a Uber com 6.992 euros.
A gigante tecnológica Google ocupa o terceiro lugar no ranking, com um salário de 6.816 euros mensais.
O Facebook, empresa fundada por Mark Zuckerberg, paga aos estagiários 6743 euros.
Microsoft: na empresa fundada por Bill Gates, o homem mais rico do mundo, um estagiário pode ganhar, por mês, cerca de 6.404 euros.
Na Amazon, o ordenado de um estagiário pode chegar aos 5.897 euros mensais.
A plataforma de alojamento turístico, a Airbnb, paga aos estagiários 5.843 euros por mês.
A Intel paga aos estagiários 5.725 euros
Por fim, a Apple encerra o ranking com um valor de 5.329 euros mensais.