Docentes correm com alunos para o Jamor

O Projeto de Desenvolvimento Juvenil (PDJ) da Federação Portuguesa de Golfe (FPG) continua a inovar ano após ano e em 2017 já arrancou a iniciativa inédita que recebeu o nome de Drive Prof.

O conceito base consiste em proporcionar competição aos professores das escolas básicas e secundárias dos concelhos que têm protocolos firmados com a FPG e aderiram ao golfe nas escolas, com o objetivo de motivá-los a integrarem-se cada vez mais na modalidade.

Desde que a FPG iniciou as suas ações de formação periódicas de vários níveis de exigência, centenas de professores têm-se interessado pelo golfe, recebem créditos para as suas carreiras e ajudam a divulgar a modalidade junto dos seus alunos.

«Este ano lançámos o desafio, em cooperação com os clubes de golfe portugueses, de organizarmos provas regionais de golfe (putting, chipping e pitching) para os professores, de forma a não atrapalhar a dinâmica comercial dos campos», declarou David Moura, o coordenador do PDJ da FPG.

«Os professores são elementos fundamentais na divulgação da modalidade e de uma futura mudança de cultura desportiva no nosso país. Entre formações, workshops e sensibilizações de golfe, é fundamental manter a chama acesa. Muitos professores já jogam, outros estão curiosos e depois de vários pedidos por parte dos mesmos, iniciámos este ano a “Corrida para o Jamor”, mas o mais importante, para a maioria destes professores, é o convívio que o golfe proporciona dentro e fora do campo», acrescentou David Moura, ex-seleccionador nacional adjunto e membro dos quadros técnicos da FPG.

Até 2016 eram só os jovens que competiam mas, doravante, os docentes serão incentivados a fazê-lo também e ajuntarem-se depois aos seus melhores alunos nos dias 26 e 27 de junho, no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.

Já estava aprazado para essa data o Campeonato Nacional do Drive Challenge e agora ficou também marcado para o mesmo campo público do Jamor, nas mesmas datas, o Campeonato Nacional do Drive Prof., que reunirá as duas melhores professoras e os dois melhores professores de cada região.

Como se apuram os melhores para esta autêntica festa Drive? Muito simplesmente mediante a elaboração de um ranking batizado de “Corrida para o Jamor”. Os pontos para o ranking são angariados nos torneios regionais do Drive Prof., atribuindo-se pontos aos dez primeiros classificados.

Nesta altura do ano, é normal que se tenha escolhido o Algarve para estrear a nova competição e o primeiro torneio Drive Prof. realizou-se no Pine Cliffs, em Albufeira, a contar para o ranking da zona Sul.

O desafio consistiu em 18 buracos de putting e registaram-se três inscrições para o torneio feminino e oito para o masculino.

Sob excelentes condições meteorológicas, viveu-se grande animação, tanto no putting green como no almoço de convívio que se seguiu ao torneio, tendo os participantes apreciado o apoio e a presença constante do profissional Manuel Batista, um dos conceituados treinadores da PGA de Portugal, que desempenha as funções de diretor-técnico de golfe do Pine Cliffs.

Os melhores resultados no Pine Cliffs foram os seguintes:

Torneio feminino

1ª Sónia Palma, 46 putts (10 pontos para o ranking)

2ª Elsa Viana, 47 (9)

3ª Tânia Silva, 51 (8)

Torneio masculino

1º Rui Marques, 32 (10)

2º Elói Sousa, 33 (9)

3º Carlos Gomes, 37 (8).

Para quem estiver interessado em seguir atentamente o decorrer do Drive Prof. ao longo do ano, haverá notícias, vídeos e fotografias a serem publicadas na conta de Facebook do Projeto Drive, coordenado pelo profissional da PGA de Portugal e membro da equipa técnica da FPG, David Moura e pelo seu assistente da FPG, Luís Rodrigo (https://www.facebook.com/ProjetoDrive/?fref=ts) (https://goo.gl/photos/sabw6gWHBpuT4pJ97).

Recorde-se que, em 2016, a novidade no PDJ foi a criação do Drive Challenge, destinado a fornecer um quadro competitivo aliciante aos jovens que contactam com o golfe via escolas básicas do 1º ciclo, 3º e 4º ano de escolaridade.

Houve provas nas regiões Norte, Centro, Tejo e Sul, bem como nas regiões autónomas dos Açores (ilhas Terceira e de São Miguel) e Madeira.

No continente português, alguns destes concelhos já estão protocolados com a FPG: Paredes, Fafe, Braga, Amarante, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Gaia, Maia, Santo Tirso, Penafiel, Espinho, Guimarães, Batalha, Coimbra, Cantanhede, Anadia, Benavente, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Loulé, Portimão, Lagos, Silves e Albufeira.

Finalmente, é de salientar que os jovens que começam a atingir um nível competitivo elevado, podem depois transitar para o Circuito Drive, o principal circuito juvenil da FPG, que existe há muitos anos, e que oferece dezenas de torneios nas zonas Norte, Centro, Sul e Ilhas Atlânticas, para os escalões etários dos sub-10 aos sub-18.

O calendário competitivo termina sempre com a Taça de Portugal – Final Drive em dezembro, num confronto entre as seleções juvenis destas quatro zonas regionais.