A empresa sul-coreana revelou que os lucros entre outubro e dezembro de 2016 atingiram os 9,22 biliões de won (7,9 mil milhões de euros). Um aumento de 50,2% face ao mesmo trimestre de 2015.
Foi o melhor resultado trimestral em mais de três anos e no conjunto do ano os lucros chegaram aos 25,1 mil milhões de dólares, um aumento de 10% em relação a 2015.
De acordo com um comunicado da principal companhia do grupo Samsung, os resultados foram alimentados pelo “negócio de componentes, principalmente as memórias e segmento de ecrãs tácteis”.
Em relação ao ano passado, o comunicado acrescente que a empresa “atingiu resultados sólidos apesar da descontinuação do Note 7 no Segundo semestre. Em outubro de 2016 a Samsung cancelou a produção do smartphone Galaxy Note 7 depois de uma campanha desastrosa de recolha de aparelhos.
A Samsung Eletronics tinha anunciado uma recolha do Galaxy Note 7 em setembro de 2016 depois de vários smartphones terem pegado fogo e explodido, responsabilizando o fornecedor de baterias.
Quando os telefones de substituição – com baterias de outra empresa – também entraram em combustão, a empresa decidiu deixar de fabricar o Note 7.
Foram mais de 3,1 milhões os aparelhos recolhidos depois de as autoridades diversos países terem proibido a utilização do smartphone, por exemplo nos aviões.