Estava previsto ser a grande exposição do Museu Nacional de Arte Antiga para o final de 2016, mas a sua inauguração acabaria por ser adiada para janeiro, aparentemente devido a problemas relacionados com o transporte das obras. Em janeiro, no entanto, contactado pelo SOL, o museu revelou não ter ainda “uma data final” para o evento.
Agora que atingimos o final do mês, a indefinição chegou ao fim. “A Cidade Global – Lisboa no Renascimento” inaugurará a 24 de fevereiro.
A mostra apresentará cerca de 250 obras e baseia-se numa investigação das historiadoras Annemarie Jordan Gschwend, investigadora do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, e Kate Lowe, autoras do livro “The Global City – On the streets of Renaissance Lisbon”, que acaba vencer o Prémio Almirante Teixeira da Mota, da Academia de Marinha de Lisboa.
Esta investigação partiu da descoberta, em Inglaterra, de duas pinturas do final do século XVI que representam a Rua Nova dos Mercadores, a principal artéria comercial da Lisboa dos Descobrimentos, que corresponderia à atual Rua do Comércio.
Segundo a nota de apresentação do livro, “The Global City” “sublinha o estatuto único de Lisboa como entreposto para curiosidades, bens de luxo e animais selvagens. À medida que o império comercial dos séculos XV e XVI expandiu rotas marítimas e redes da África Ocidental à Índia e Extremo Oriente, cargas não europeias eram trazidas para a Lisboa do Renascimento. Muitas raridades estavam destinadas à Corte Portuguesa, mas simultaneamente artigos exclusivos encontravam-se prontamente disponíveis para venda na Rua Nova, o equivalente da Bond Street [Londres] ou da 5.ª Avenida. Lojas especializadas ofereciam marfins da África Ocidental e cingaleses, ráfia e têxteis asiáticos, cristais de rocha, porcelana Ming, laca chinesa e Ryukyuan, joalharia, pedras preciosas, curiosidades naturais e produtos derivados de animais exóticos”.
A exposição do Museu de Arte Antiga deverá refletir esta riqueza e variedade, tendo, por exemplo, um núcleo dedicado aos animais exóticos que eram trazidos para Lisboa.