No total, foram feitas, no terceiro trimestre de 2016, 7,63 milhões de deslocações turísticas, o que representa um aumento de 9,6% face ao mesmo período de 2015.
Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e mostram ainda que o que merece mais destaque são as deslocações de curta duração, que aumentaram 11,8%. De acordo com o documento, “As deslocações ao estrangeiro cresceram 7,1%, representando 9,4% do total, mas foram as deslocações em território nacional que mais aumentaram neste período: 9,9%”.
Já sobre o meio de transporte usado, o INE destaca que “o automóvel foi utilizado em 85,4% (6,5 milhões) das deslocações no terceiro trimestre, aumentando em um ponto percentual o seu peso no total”.
Já sobre os motivos das viagens que foram feitas pelos portugueses, o INE destaca que a maioria foi feita por lazer, recreio ou férias. Seguiu-se a visita a amigos e familiares. No final, ficaram as que foram feitas por motivos profissionais ou negócios, que mantiveram o seu peso relativo de 4,7%.