A polícia alemã deu início a uma complexa operação de buscas na madrugada de quarta-feira e que envolveu visitas surpresa a mais de mil apartamentos, lojas e mesquitas, na região envolvente da cidade de Frankfurt.
No total foram detidas 16 pessoas, com idades compreendidas entre os 16 e os 46 anos e entre elas encontra-se um cidadão de nacionalidade tunisina que era procurado pelas autoridades do país onde nasceu, devido ao envolvimento no ataque terrorista ao Museu Bardo, de março de 2015, do qual resultaram 22 mortos – a grande maioria turistas.
Segundo a polícia alemã, as rusgas desta quarta-feira foram o culminar de uma investigação com mais de quatro meses e que concluiu que os detidos estavam a planear um ataque terrorista na Alemanha
Numa outra série de rusgas realizadas na noite de terça-feira em Berlim, três homens foram igualmente detidos. Entre os locais revistados pela polícia, encontrava-se a mesquita onde se refugiou Anis Amri, o autor do ataque a um mercado de Natal da capital do país, em dezembro, que resultou na morte de 12 pessoas, atropeladas por um camião.