Ultimate Team: assim é designada a categoria instalada no FIFA 17 pela EA Sports, empresa detentora do videojogo de sucesso entre os aficcionados do desporto-rei, que elege no final de cada jornada os melhores 23 jogadores presentes em todos os campeonatos. Esta semana a EA Sports não ficou indiferente à exibição de Jonas, pelos encarnados e à de Tiquinho Soares, no primeiro jogo em que o avançado atuou pelo FC Porto.
O avançado das águias, ausente dos relvados devido a lesão durante cerca de três meses e meio, recupera a cada jogo o ritmo e a veia goleadora apresentada na última época. No total leva nove golos em todas as competições e, até ao momento, com oito jogos cumpridos na Liga, faturou cinco golos. Desde que fez o gosto ao pé, após longa ausência, Jonas ‘Pistolas’ só não foi ao encontro das redes da baliza no Bonfim (jornada em que o Benfica saiu derrotado). O bis, na Luz, contra o Nacional (no triunfo por 3-0) deu-lhe acesso à Equipa da Semana mas não é o único a dar cartas em solo português, entre o lote seletivo da FIFA, a subir na média geral de atributos (agora com 86). De Guimarães para o Dragão chegou Soares, em janeiro.
Leva 17 jogos nas pernas e nove golos marcados (na Liga), dois deles já com a camisola azul e branca vestida. A apresentação do compatriota de Jonas no Dragão não podia ter corrido de melhor forma. Com dois golos em jornada de Clássico, Soares sobe para quinto lugar na lista de melhores marcadores da Liga (à frente de Kostas Mitroglou por um golo). Estreia de sonho e requisitos suficientes para constar na Ultimate Team, do FIFA (subida para uma média geral de atributos de 74 na carta de jogo).
Outros velhos (e novos) conhecidos
Destaque para Falcao, ex-FC do Porto, e Gabriel Jesus, o novo menino de ouro que mandou Sergio Kun Aguero para o banco, também eles entre os 23 eleitos.
Gabriel Jesus, o ponta de lança brasileiro de 19 anos, vindo do Palmeiras e acabado de aterrar em solo inglês já conquistou a titularidade nos citizens. Chegou em janeiro, assinou três golos em quatro jogos e ocupou o lugar de Sergio Aguero no campo. Jesus foi crucial no último jogo do Manchester City frente ao Swansea (depois de marcar o primeiro aos 11’ e o golo da vitória no último minuto do tempo regulamentar). O brasileiro, que já é a nova estrela no plantel de Guardiola, mostrou-se surpreendido pela confiança do treinador, e garante que irá “continuar a trabalhar todos os dias”.
Falcao, atualmente no Mónaco de Leonardo Jardim, Bernardo Silva e João Moutinho, é outro dos protagonistas. Aos 30 anos parece estar na melhor forma de sempre. Com 14 golos apontados em 18 jogos da Ligue 1 é uma das figuras de destaque do clube que segue na liderança isolada em França (com uma vantagem de três pontos em relação ao Paris-Saint Germain).
Sokratis (Borussia Dortmund), Juan Cuadrado (Juventus), Eden Hazard (Chelsea), Romelu Lukaku (Everton) ou Marco Parolo (Lazio) são outros nomes sonantes dos ‘gigantes europeus’ que entram nas contas da Última(te) Team, do FIFA 17, da EA Sports.