Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2016. Lisboa é finalista

Lisboa é candidata ao prémio por transformar os seus espaços públicos disponíveis a peões

A cidade vencedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016 vai ser revelada pela comissária europeia, responsável pelos Tranportes, Violeta Bulc, durante uma cerimónia que se vai realizar em Bruxelas no dia 20 de março.

Lisboa é candidata ao prémio por transformar os seus espaços públicos disponíveis a peões, enquanto que a cidade de Malmo, na Suiça, se distingue por apostar em bicicletas como meio de transporte sustentável e Skopje por ter um sistema de partilha de viaturas que ajuda os residentes a poupar dinheiro e ao mesmo tempo a proteger o ambiente.

Entre as 10 cidades selecionadas, estavam ainda Bialystok (Polónia), Krusevac (Sérvia), Palma de Maiorca (Espanha), Praga (República Checa), Samos (Grécia), Sofia (Bulgária) e Valência (Espanha).

O prémio tem como objetivo "destacar as autoridades locais que demonstram ter empreendido esforços significativos na promoção da mobilidade urbana sustentável".

No ano passado a vencedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade foi Múrcia, em Espanha, "pelo seu sucesso em termos de multimodalidade e intermodalidade do transporte", enquanto Malmo venceu a 4.ª edição do Prémio SUMP "pelos seus esforços em termos de multimodalidade e intermodalidade no planeamento da mobilidade urbana sustentável".