Este ano vai haver duas edições especiais de moedas de dois euros em circulação no país.
O Ministério das Finanças aprovou a emissão de moedas correntes comemorativas associadas a duas efemérides.
Por um lado, assinala-se este ano o 150.º Aniversário da Segurança Pública em Portugal. Numa portaria publicada hoje, o Secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, justifica esta emissão com “a institucionalização da segurança pública, enquanto valor civilizacional para a vida em sociedade”.
A segunda moeda de dois euros assinalará o 150.º Aniversário do Nascimento de Raul Brandão, “prestigiado dramaturgo que viveu na freguesia de Nespereira entre 1896 e 1930”, diz o diploma, acrescentando tratar-se de um “vulto muito importante na literatura portuguesa do século XIX”. Ao todo a Imprensa Nacional da Casa da Moeda está autorizada a cunhar até 20 mil moedas de cada, no valor de 1 040 000 respetivamente.
A portaria avança desde já detalhes sobre as moedas.
– Na face nacional da moeda designada «150 Anos da Segurança Pública», a representação dos «cidadãos» por duas silhuetas humanas, uma feminina e outra masculina, um conjunto de casario a representar o país em geral e as suas cidades em particular, zonas de intervenção da PSP, o emblema da PSP embora simplificado, e as expressões «Direitos» «Liberdades» «Garantias», e, na orla, as legendas «1867.2017 Segurança Pública», «INCM» e a indicação do autor, envolvendo todo o desenho, encontram-se as 12 estrelas, dispostas em forma circular, que representam a União Europeia, tendo a moeda com acabamento especial do tipo «Provas numismáticas» (proof) cor nas silhuetas humanas e no casario;
– Na face nacional da moeda designada «150 Anos do Nascimento de Raul Brandão», encontra-se representada a efígie de Raul Brandão, desenho original do autor sintetizado a partir da informação fotográfica. Com a cabeça na posição vertical, voltada para o lado esquerdo, usando um «chapeirão» e um laço de gravata, de seu uso característico, com expressão serena e olhar perdido. Do lado esquerdo, a legenda vertical «Raul Brandão 1867 2017», circundada com a indicação do autor e as legendas «INCM» e «Portugal», envolvendo todo o desenho, encontram-se as 12 estrelas, dispostas em forma circular, que representam a União Europeia.