Kikas é o único resistente português na quarta ronda do QS6000 Maitland & Port Stephens Toyota Pro, que está a decorrer em Newcastle, Austrália. Aquele que é o primeiro campeonato do circuito mundial de qualificação da World Surf League em 2017 constitui o primeiro teste competitivo da temporada para Frederico antes da primeira etapa do World Tour, que arranca a 14 de março nas ondas de Gold Coast (Austrália).
O surfista de Cascais foi o segundo do heat 5 a carimbar a passagem à próxima fase da competição. O australiano Cooper Chapman foi o grande vencedor da bateria, com 14.40 pontos, sobre os 13.77 conquistados por Frederico Morais. O australiano Wade Carmichael foi terceiro, enquanto o norte-americano Brett Simpson terminou em quarto lugar, posições que não permitem a continuidade dos surfistas no evento. Na ronda 4, Morais, segundo português a carimbar o acesso ao circuito mundial de surf, vai ter como oponentes o brasileiro Jesse Mendes e o francês Jorgann Couzinet.
Destino não tão feliz foi o de Vasco Ribeiro. O segundo português que se mantinha na prova não conseguiu apurar-se, por uma diferença mínima, para a próxima fase, num heat em que mediu forças com os australianos Ryan Callinan (11.87), Reef Heazlewood (11.13), e o francês Maxime Huscenot (10.30). Os surfistas da casa foram superiores aos visitantes e o ‘protegido’ de Tiago ‘Saca’ Pires colocou um ponto final na sua participação em mar australiano com um terceiro posto (11.10).
No plano feminino
No Anditi Women’s Pro, que acontece paralelamente, Carol Henrique é a única representante portuguesa na quarta ronda, depois da despedida de Teresa Bonvalot (terceiro lugar). Carol Henrique, campeã nacional, eliminou uma das protagonistas do evento, a norte-americana Caroline Marks, que ficou em terceiro lugar. Com 11.20 pontos, Carol conquistou o segundo lugar do heat, numa bateria em que a americana Sage Erickson, com 12.60 pontos, se sagrou vencedora.
Na próxima fase, a surfista do Guincho defronta duas atletas que conhecem o mar de Newcastle: as australianas Keely Andrew e Holly Wawn.
Recorde-se que foram oito os portugueses a competir na Austrália – entre prova masculina e feminina.
Pedro Henrique, Tomás Fernandes e Miguel Blanco foram eliminados na primeira ronda da competição, à semelhança da surfista do Guincho Camilla Kemp. O surfista da Poça Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot juntaram-se, ambos na terceira ronda dos respetivos campeonatos, ao lote dos atletas portugueses eliminados.
Frederico Morais e Carol Henrique estão com chamada agendada para hoje, para disputar a ronda 4.