Não é comum que as pessoas passem as unhas na ardósia de propósito mas, de vez em quando, dá-se aquela sensação esquisita. Umas arrepiam-se e outras tremem.
Embora esta sensação seja bastante comum, pouco se sabia sobre o que poderia estar na origem desta sensação estranha.
De acordo com o site New Scientist, umas das primeiras conclusões cientificas diz respeito à sensibilidade auditiva. Esta fica mais intensa na presença deste ruído.
Um estudo recentemente realizado por investigadores norte-americanos, espanhóis e alemães, recorre ao termo ‘grima’ para falar desta sensação. Foram realizadas cinco investigações distintas sobre o ‘grima’, todas elas focadas na sensação causada, na estimulação auditiva e nos marcadores emocionais.
O que é afinal o ‘grima’? Segundo a investigação trata-se de uma “sensação não prazerosa” e classificada como pior do que a repulsa. É uma emoção distinta, embora tal afirmação ainda precise de mais investigação para ser devidamente fundamentada.
De acordo com a New Scientist, o ‘grima’ é “não é uma reação por reflexo, mas sim uma experiência emocional.
O estudo mostra que é possível controlar esta emoção distinta quando se sabe que o ruído vai acontecer, mas, mesmo assim, os batimentos cardíacos dos participantes mostraram-se alterados quando comparados com outras emoções e sensações.