Óscares ou a noite dos meus sonhos…

Se olhar à minha volta para os grandes eventos que existem no mundo são muitos os que eu gostaria de viver in loco. 

Quem não gostaria de ter visto Portugal ser Campeão Europeu em Paris? Quem não daria um dedo mindinho para viver a Super Bowl na primeira pessoa? Quem não ‘mataria’ por um momento a sós com o seu cantor preferido antes de um grande concerto?

No meio de tanto evento de sonho, há um que sempre foi o meu eleito: os Óscares e, em fim de semana dos mesmos, nada como lhes dar o devido destaque.

Talvez por ter estudado cinema (ou se calhar foi por isso que o decidi estudar) a noite dos Óscares sempre teve para mim uma aura diferente. Desde os vestidos e da passadeira vermelha, ao apresentador, passando pelo grande programa de televisão e terminando, obviamente, nos vencedores, esta é a noite em que nascem estrelas e em que o meu coração se enche da magia que o cinema nos traz.

Por uma noite não nos interessa a diferença horária, nem as poucas horas de sono, o que conta é ver em direto quem ganha o quê. O ‘live show’ ganha ainda mais importância numa era em que tudo é rápido, instantâneo e customizado. Ninguém quer saber os vencedores em segunda mão e num segundo as redes sociais estão invadidas com discursos, memes, vídeos e todos os formatos possíveis a denunciar tudo o que aconteceu.

É uma noite em que todos estão ligados a um grande conteúdo, mostrando a força que ele tem pela sua relevância e pela paixão que nos faz sentir. Enquanto programa de televisão é líder de audiências a nível mundial e é o tópico que invade Twitter, Instagram e Facebook. 

Além de um fenómeno em quase tudo, também o é no marketing e na comunicação e, por isso, todas as marcas gostariam de por uma noite garantir a sua presença de alguma forma. 

E para mim a melhor integração de sempre de uma marca na cerimónia continua a ser a da Lego. 

A marca construiu estatuetas com as suas peças para distribuir pelas estrelas de Hollywood durante a noite e durante as festas que depois invadem Los Angeles. Uma ação com enorme sucesso que levou os atores a partilharem inúmeras fotos com as estatuetas de plástico e que é o exemplo de uma integração pertinente, harmoniosa, divertida e com grande potencial de partilha. Só assim uma marca pode sequer entrar no radar das estrelas e ganhar o reconhecimento pretendido. As marcas garantem ainda o seu espaço na famosa ‘goodie bag’ que as estrelas recebem e onde encontramos cremes de topo, noites em hotéis de luxo, massagens, ou simplesmente, chocolates. Uma forma de dar a conhecer marcas, mas de garantir essencialmente que podemos ter os melhores endorsers a falar delas.

Sendo inegável o alcance deste grande evento (ou de outros à nossa dimensão) as marcas devem olhar para eles e perceber de que forma podem fazer parte dessa história, garantindo que não são intrusivas e que são uma mais-valia para o próprio evento. Seja através de um produto, de um serviço, da criatividade ou da inovação é este o desafio das marcas. Porque se for para simplesmente estar presente porque sim, mais vale não estar.

Este domingo não sei o que a noite nos reserva: tenho os meus preferidos, anseio pela abertura da noite e pelos mais elegantes e mantenho -me também atenta às marcas que antes, durante ou pós cerimónia cruzam a sua missão com a noite de todas as emoções.

Bons filmes, boa noitada e até me emociono só de pensar: ‘And the oscar goes to…’.

 

*Diretora Criativa Havas Sports & Entertainment