Quem não gostaria de ter visto Portugal ser Campeão Europeu em Paris? Quem não daria um dedo mindinho para viver a Super Bowl na primeira pessoa? Quem não ‘mataria’ por um momento a sós com o seu cantor preferido antes de um grande concerto?
No meio de tanto evento de sonho, há um que sempre foi o meu eleito: os Óscares e, em fim de semana dos mesmos, nada como lhes dar o devido destaque.
Talvez por ter estudado cinema (ou se calhar foi por isso que o decidi estudar) a noite dos Óscares sempre teve para mim uma aura diferente. Desde os vestidos e da passadeira vermelha, ao apresentador, passando pelo grande programa de televisão e terminando, obviamente, nos vencedores, esta é a noite em que nascem estrelas e em que o meu coração se enche da magia que o cinema nos traz.
Por uma noite não nos interessa a diferença horária, nem as poucas horas de sono, o que conta é ver em direto quem ganha o quê. O ‘live show’ ganha ainda mais importância numa era em que tudo é rápido, instantâneo e customizado. Ninguém quer saber os vencedores em segunda mão e num segundo as redes sociais estão invadidas com discursos, memes, vídeos e todos os formatos possíveis a denunciar tudo o que aconteceu.
É uma noite em que todos estão ligados a um grande conteúdo, mostrando a força que ele tem pela sua relevância e pela paixão que nos faz sentir. Enquanto programa de televisão é líder de audiências a nível mundial e é o tópico que invade Twitter, Instagram e Facebook.
Além de um fenómeno em quase tudo, também o é no marketing e na comunicação e, por isso, todas as marcas gostariam de por uma noite garantir a sua presença de alguma forma.
E para mim a melhor integração de sempre de uma marca na cerimónia continua a ser a da Lego.
A marca construiu estatuetas com as suas peças para distribuir pelas estrelas de Hollywood durante a noite e durante as festas que depois invadem Los Angeles. Uma ação com enorme sucesso que levou os atores a partilharem inúmeras fotos com as estatuetas de plástico e que é o exemplo de uma integração pertinente, harmoniosa, divertida e com grande potencial de partilha. Só assim uma marca pode sequer entrar no radar das estrelas e ganhar o reconhecimento pretendido. As marcas garantem ainda o seu espaço na famosa ‘goodie bag’ que as estrelas recebem e onde encontramos cremes de topo, noites em hotéis de luxo, massagens, ou simplesmente, chocolates. Uma forma de dar a conhecer marcas, mas de garantir essencialmente que podemos ter os melhores endorsers a falar delas.
Sendo inegável o alcance deste grande evento (ou de outros à nossa dimensão) as marcas devem olhar para eles e perceber de que forma podem fazer parte dessa história, garantindo que não são intrusivas e que são uma mais-valia para o próprio evento. Seja através de um produto, de um serviço, da criatividade ou da inovação é este o desafio das marcas. Porque se for para simplesmente estar presente porque sim, mais vale não estar.
Este domingo não sei o que a noite nos reserva: tenho os meus preferidos, anseio pela abertura da noite e pelos mais elegantes e mantenho -me também atenta às marcas que antes, durante ou pós cerimónia cruzam a sua missão com a noite de todas as emoções.
Bons filmes, boa noitada e até me emociono só de pensar: ‘And the oscar goes to…’.
*Diretora Criativa Havas Sports & Entertainment