Quantas bicicletas passam nas novas ciclovias de Lisboa? Medina está satisfeito (vídeo)

Fernando Medina partilhou vídeo feito por uma investigadora do Instituto Superior Técnico

Foram duas horas de filmagem num cruzamento do renovado eixo central em Lisboa. As ciclovias verdes são um dos novos ex-libris da cidade. Rosa Félix, investigadora no Instituto Superior Técnico, contou os ciclistas. Um mês depois da conclusão das obras, durante meses criticadas por empatarem o trânsito, as ciclovias são usadas diariamente por pelo menos 174 ciclistas.

A contagem foi feita nas ciclovias da Av da República e Av Duque d'Ávila (Lisboa) entre as 8h30 e as 10h30 de dia 22 Fevereiro 2017, escreveu Rosa Félix no vídeo publicado no YouTube.

Fernando Medina partilhou o vídeo nas redes sociais e fala de resultados encorajadores. “Mostram como há um crescente número de pessoas a fazer as suas deslocações de bicicleta. Agora, importa arrancar com a expansão de vias para bicicletas nas redondezas, garantindo a capilaridade do sistema, e o arranque ainda este ano do sistema de bicicletas partilhadas”, escreve o autarca.

“Mais pessoas a andar de bicicleta não é positivo apenas para quem assim se desloca. Por cada mil pessoas que trocam o carro pela bicicleta são menos 5 quilómetros de trânsito na cidade. Ganhamos todos. Automobilistas, ciclistas, peões, e utilizadores de transportes públicos”, acrescenta Medina.

Nos comentários da publicação do autarca, alguns utilizadores fazem propostas de melhoria. Ciclovia na Almirante Reis, uma ligação segura entre o Marquês de Pombal e a ciclovia ribeirinha e resolver o facto de as ciclovias na Avenida Fontes Pereira de Melo passar em frente de paragens autocarro são alguns dos pedidos.