Fotojornalista portuguesa é distinguida pela revista Time

Portuguesa é descrita como tendo um ponto de vista único 

A fotojornalista portuguesa, Violeta Santos Moura, é uma das “34 vozes de todo o mundo”, eleitas por um painel de especialistas, que foi escolhido pela revista norte-americana Time.

A eleição surgiu após a diretora de fotografia da publicação, Kira Pollack, e uma das juradas da edição deste ano do concurso World Press Photo, terem ficado em choque “ao descobrir que, nos últimos dez anos, o número de mulheres participantes neste prémio rondou os 15%”.

No texto de apresentação das profissionais distinguidas, Pollack afirma que “o mês de março é historicamente o mês da mulheres e na atual época política e social, é hoje mais importante do que nunca mostrar a perspetiva das mulheres. A ‘Time’ abordou as mais aclamadas fotojornalistas, curadoras e diretoras de fotografia na indústria e pediu-lhes que selecionassem uma fotojornalista que encarassem como merecedora de reconhecimento. O resultado é uma coleção impressionante de trabalhos brilhantes de todo o mundo. Para mim, esta lista inclui fotojornalistas que nunca conheci e que fiquei encantada por descobrir”, acrescentou ainda.

A portuguesa distinguida é freelancer, já cobriu o conflito israelo-palestiniano e é descrita como tendo um ponto de vista único que “ajuda a elaborar uma variedade de assuntos que levam o observador ao clímax visual das suas imagens”.