O avançado holandês do Sporting foi a grande figura do encontro. Além de ter marcado os quatro golos da equipa leonina, Bas Dost ainda falhou um penalty.
Ao intrevalo os leões estavam em vantagem com um golo apontado aos 33 minutos e no início da segunda parte o Tondela, a jogar em casa empatou. Murillo apontou o único golo da equipa beirã aos 53 minutos.
Mas dois minutos depois Bas Dost apontou o seu 20.º golo na liga e repôs a vantagem leonina. Um quarto de hora depois, de grande penalidade completava o hat-trick, o seu primeiro pelo Sporting.
Aos 78 minutos novo penalty e de novo o holandês a faturar. Pouco depois uma outra grande penalidade assinalada a favor do Sporting e de novo o holandês chamado à conversão. Acabaria por falhar e deixar escapar a manita.
Bas Dost ficou-se assim pelos quatro golos no jogo e 22 na Liga, que teve ainda outros dois jogos este sábado.
Na visita ao Estádio do Bonfim, o CD Feirense venceu por 2-1 o Vitória de Setúbal, depois de ter ido para o intervalo em desvantagem. O Vitória de Setúbal é 11.º da classificação, com 30 pontos, mais um que o rival Feirense.
O GD Chaves contabiliza 33 pontos depois do nulo na receção ao SC Braga. Os bracarenses são quartos classificados, com mais dez pontos que os flavienses, sétimos.
O FC Porto, que na sexta-feira venceu em Arouca por 4-0, lidera a competição com 62 pontos.