Hoje (segunda-feira), Abbott conquistou o seu segundo título nos três últimos torneios, no 1º Castro Marim Classic, que concluiu o 7º Swing do APGT, enquanto Cruz terminou no 3º lugar, fazendo com que o inglês tenha consolidado o seu duplo estatuto de nº1, tanto no Ranking do APGT, como, sobretudo, na Corrida para o Open de Portugal.
O inglês de 29 anos que, como profissional já venceu torneios no PGA EuroPro Tour e no Jamega Pro Golf Tour (ambos circuitos satélites britânicos), foi também um bom amador e Rui Frazão, do Departamento Técnico da FPG, lembra-se do «2º lugar que ele conseguiu no Campeonato Internacional Amador de Portugal em 2009, em Troia, com 6 abaixo do Par, perdido num play-off para outro inglês, o Dale Whitnell; e em 2010, no campo nº1 da Aroeira, foi 10º classificado, também com 6 abaixo do Par».
Pelos vistos, Abbott gosta de atuar no nosso país e hoje venceu a “Race to Open de Portugal”, ou seja, é o primeiro nº1 desta nova classificação. «O Jamie vai receber como prémio por ser o nº1 um convite para jogar o Open de Portugal @ Morgado Golf Resort», informou José Correia, presidente da PGA de Portugal.
O torneio do European Tour e do Challenge Tour disputa-se no Morgado Golf Course, de 11 a 14 de maio e distribui prémios monetários no valor de meio milhão de euros.
«Ele está de parabéns, porque é o jogador mais regular do circuito e joga este circuito desde o início. Ele foi um bom amador e o seu jogo tinha de vir ao de cima mais cedo ou mais tarde. Mas eu vou dar o meu melhor nos próximos três torneios para superá-lo», disse hoje Tiago Cruz ao Gabinete de Imprensa da FPG, referindo-se à luta que está a ser protagonizada por ambos pelo estatuto de nº1 do Ranking do APGT.
O circuito transfere-se agora para o Oeste português e essa é uma das novidades da presente temporada, a saída do Algarve, dado interesse manifestado pelo Guardian Bom Sucesso e por Royal Óbidos em receberem três torneios do APGT entre 10 e 19 de abril.
Tiago Cruz ganhou hoje um prémio de mil euros, depois do 3º lugar conseguido com 143 pancadas, 1 abaixo do Par, após voltas de 72 e 71 aos percursos Grouse e Guadiana do Castro Marim Golfe & Country Club, que tem 27 buracos no seu resort.
O vice-campeão nacional, o anterior nº1 do Ranking do APGT (2015/2016), concluiu a prova de 10 mil euros em prémios monetários com 2 birdies (um total de 8 birdies em duas voltas), para ficar a 2 pancadas do campeão (73+68) e a apenas 1 “shot” do 2º classificado, o inglês Paul Kinnear (70+72).
O top-5 separado apenas por 4 pancadas transmite uma ideia de muito equilíbrio, mas Abbott esteve sempre muito seguro, controlando hoje a situação, depois de um front nine imaculado em 32 pancadas (2 birdies e 1 eagle).
O inglês embolsou um prémio de dois mil euros e igualou o profissional português do BiG como os únicos com três troféus do APGT na presente temporada, pois já se tinha imposto igualmente no 1º Quinta de Cima Classic (no passado dia 6 de março) e no 1º Quinta North Classic (em janeiro).
«Fiquei satisfeito com a minha exibição, porque foram dois dias complicados, devido ao forte vento que se fez sentir. Era difícil controlar o voo da bola e no putt muitas vezes o vento tirava a bola da sua trajetória normal. Para te dar um exemplo, joguei um ferro-4 a 155 metros, quando normalmente, num dia sem vento, jogo o ferro-4 a 180 metros», explicou Tiago Cruz.
Só houve mais um português a ficar no top-10 do 1º Castro Marim Classic, João Carlota, que há quatro dias tinha sido o melhor português e 4º classificado no 1º Quinta da Ria Classic.
O jogador do Team Portugal continua em boa forma e desta feita empatou no 9º lugar com 148 pancadas, 4 acima do Par, entregando cartões de 72 e 76, que lhe valeram um prémio de 425 euros.
Ainda no top-15 com direito a prémio monetário figuraram mais dois portugueses, Tomás Silva em 12º empatado, com 149 (77+72), +5, €362,5; e João Ramos em 15º empatado, com 151 (73+78), +7, €150.
Num total de 45 participantes, Miguel Gaspar foi 28º empatado com 159 (77+82), +15.