Abre este fim de semana ao público a maior feira do turismo do país, a BTL. A edição deste ano vai contar com 1200 expositores e com a participação de 42 destinos internacionais, sendo esperados mais de 75 mil visitantes. Este é um dos eventos mais aguardados pelos portugueses porque as operadoras e agências de viagens aproveitam esta ocasião para lançar viagens e pacotes de férias a preços de saldo.
Por isso, é natural que a agência de viagens Top Atlântico aposte numa campanha especial em que promete “férias garantidas ao melhor preço garantido”, tendo como destaque o período da Páscoa e as férias de verão, com as mais variadas propostas de viagem. Ou até mesmo o lançamento de “preços de feira” para as Pousadas de Portugal, com descontos até 20% para a época da Páscoa, e as promoções dos hotéis Tivoli com descontos de 20% nos hotéis do Algarve e Sintra, entre muitas outras ofertas.
Mas não é só de promoções que vive a feira. Esta ocasião é aproveitada ainda pelas mais variadas regiões do país para promoverem o seu turismo. “Em linha com o crescimento do turismo em Portugal”, segundo a organização do evento, destaca-se este ano uma “forte aposta dos municípios como forma de se promoverem enquanto destinos turísticos” que será visível na participação nesta feira. Entre os 30 municípios que se vão apresentar individualmente estão Alenquer, Barcelos, Esposende, Mafra, Nisa, Penamacor e São Pedro do Sul, pela primeira vez com um espaço próprio, enquanto municípios como Castro Daire, Elvas, Carregal do Sal, Figueira de Castelo Rodrigo, Ovar ou Ribeira Grande optaram por um espaço mais ampliado relativamente a anteriores edições.
A animação também é uma aposta forte e vai incluir este ano 600 atividades, sobretudo a pensar nas famílias. A organização lançou um programa especial para crianças dos seis aos 12 anos poderem descobrir Portugal pelos caminhos da feira, o Kids Route, e durante o fim de semana vão multiplicar-se as atividades envolvendo provas gastronómicas e de vinhos, jogos tradicionais, mostras de artesanato ou música regional, entre vários outros.
Tal como nas edições anteriores vai existir um espaço dedicado à gastronomia e, pela primeira vez, um restaurante dos Açores vai dar a conhecer os pratos típicos daquele arquipélago.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) garante que também se preparou “para o maior evento de turismo que se realiza em Portugal” com um espaço que será “o maior de sempre” nesta feira e irá contar com “um conjunto alargado de atividades”. E garante que vai apostar em “sessões de showcooking, demonstrações de cocktails, workshops, seminários e apresentação de soluções inovadoras para a área da hotelaria e restauração”.
Já o Turismo de Portugal aproveita o evento para apresentar a segunda fase da campanha de turismo interno “Ponha Portugal no Seu Mapa”. Esta tem como objetivo incentivar os portugueses à realização de miniférias na época baixa, mostrando-lhes a diversidade da oferta turística nacional através do ponto de vista dos portugueses que produziram pequenos filmes sobre 16 temas lançados pelo Turismo de Portugal. Estes vídeos serão agrupados em seis grandes temas: história, romance, natureza, sabores, animação e ondas.
E como a BTL também é um espaço para fazer negócios e dirigido a profissionais, a edição deste ano promete uma forte aposta no programa ‘Hosted Buyers’, que em 2017 vai trazer a Portugal 400 compradores internacionais de diversos países e que tem já pré- -agendadas três mil reuniões com operadores nacionais. S. P. P.