O alerta foi dado por um popular pouco antes das 7h. A chamada chegou ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que de imediato enviou para o local uma equipa. António Vinagre, chefe de turno, explicou que, ao chegar ao local, detetaram uma situação de risco. Sem querer entrar em pormenores técnicos, o responsável confirma que houve um problema num pilar que fazia com que duas placas metálicas do viaduto estivessem a afastar-se. Testemunhas no local sugerem que, se a intervenção tivesse tardado, o viaduto poderia ter cedido.
Algumas pessoas já começaram a partilhar imagens nas redes sociais e falam de um milagre.
Foto do Correio da Manhã. A ponte de Alcântara ainda não caiu por milagre pic.twitter.com/rPLVziMUBt
— João Cunha (@trainmaniac) 22 de março de 2017
O problema estrutural no viaduto está a ser avaliado pela Câmara Municipal de Lisboa. O trânsito foi cortado e a circulação ferroviária está também interrompida. Há por isso fortes constrangimentos no trânsito em Alcântara e na linha de Cascais.
A circulação está desviada na zona de Pedrouços, para a Avenida de Brasília, uma vez que existe o risco de queda de peças no viaduto.
No local estão elementos dos Sapadores Bombeiros, da proteção Civil e da Polícia. O Regimento de Sapadores Bombeiros tem no local 12 homens e quatro viaturas.