Marcelo Rebelo de Sousa já experimentou o sistema criado pela startup portuguesa, Noocity, que instalou uma horta biológica com plantas e ervas aromáticas no Palácio de Belém. Esta horta tem a capacidade de reduzir o consumo de água e adequa-se às necessidades da espécie plantada.
A Noocity é uma startup sediada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e é a criadora desta solução inovadora que permite aos cidadãos cultivar alimentos biológicos em meio urbano.
A tecnologia consiste numa cama de cultivo com um sistema de subirrigação integrado que fornece água às plantas pela zona das raízes. O sistema criado pela empresa diminui a evaporação, a frequência de rega, reduz em cerca de 80% o uso de água e termina com o problema de saber quanto e quando regar uma planta.
"O Presidente da República não ficou indiferente quando apresentámos a Noocity e sugerimos instalar uma growbed no Palácio de Belém. Mudar comportamentos urbanos, bem como os hábitos de consumo, alimentares e ambientais são valores com os quais Marcelo Rebelo de Sousa se identifica.”, afirma José Ruivo, CEO da startup.
A Noocity, fundada em 2013, já exporta para países como a França, Dinamarca e Brasil e vai ainda apresentar um novo produto no dia 4 de abril.