Em Portugal o índice de preços do consumidor desceu em março para 1,4% depois de em fevereiro ter chegado a 1,6%. De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da UE, em março as menores subidas da inflação foram na Roménia (0,4%), na Irlanda e na Holanda (0,6% cada) e as maiores na Letónia (3,5%), na Lituânia (3,2%) e na Estónia (3,0%).
A taxa de inflação está perto do objetivo traçado pelo Banco Central Europeu (BCE) – próxima mas abaixo dos 2% – depois de em fevereiro ter chegado àquela meta, pela primeira vez em quatro anos. Em março passado a inflação nos 19 países que partilham a moeda única e nos 28 que fazem parte da UE era de 0,0%.
A subida da inflação para perto do objetivo traçado pelo BCE tem sido usada como argumento para que este antecipe o fim do programa de estímulos à economia. No entanto, a entidade liderada por Mario Draghi que os riscos persistem e garante que vai manter a política.
A descida da inflação em março por comparação com fevereiro teve como base o preço da energia, que caiu de 9,3% para 7,4%, devido à descida do preço dos combustíveis. Estes representaram quase 0,5% na inflação da Zona Euro em março.