No dia da liberdade, dia 25 de Abril, é inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, um memorial a José Afonso, no Jardim das Francesinhas. Este jardim situa-se junto à Assembleia da República.
Este memorial nasce de uma proposta de Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa e foi desenvolvida em parceria com a Associação José Afonso – AJA.
Este memorial reúne um conjunto de elementos biográficos patentes na sua construção e na sua localização: o jardim encontra-se junto ao poder político da Assembleia da República, do Ensino e da Juventude (aqui corporizado pelo ISEG) e da própria AJA, entidade que promove o conhecimento e a valorização da vida e obra do cantautor. A esta simbologia acresce o facto de o memorial, propriamente dito, ter sido concebido como parte do trabalho de curso dos alunos de Escultura da Faculdade de Belas-Artes, sob orientação do Professor Sérgio Vicente e a placa em bronze concebida por Luísa Barros Amaral.
No futuro este memorial pretende ser ponto de encontro para leituras de poesia e outros momentos de celebração cultural dinamizados pela AJA.