No centenário de Eduardo Lourenço, e à beira do meio século do 25 de Abril, fomos buscar as palavras do ensaísta para fazer uma análise da crise política.
Ainda não fizémos o luto do império e a TAP é o último resquício do império. Sanches Osório acha que não aproveitámos os quase 50 anos de democracia e continuamos sem perceber que de Espanha só podem vir bons ventos.
Circulação está a ser feita apenas pela via central.
Foi partilhada uma conversa em que Santos Silva conversava informalmente com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa sobre o “ralhete” dado ao Chega na AR no dia 25 de abril.
Para a professora universitária, esse défice verificava-se em áreas essenciais da nossa vida coletiva, como a educação, a saúde e a proteção social.
Líder do Governo acredita que a sessão com Lula da Silva “não foi empobrecida pelo comportamento incivilizado do Chega”.
O salário mínimo foi uma das grandes conquistas do 25 de Abril e, aos dias de hoje, não representaria mais do que 17 euros. Os produtos eram muito mais baratos mas o custo de vida era totalmente diferente. Podemos fazer essa comparação? Analistas defendem que não.
Pedro Adão e Silva queria, mas a gaffe com o convite a Lula pode ter inviabilizado o convite aos Presidentes dos PALOP para a festa dos 50.
Chefe de Estado defende ida do Lula ao Parlamento no 25 de Abril e deixa elogios à democracia e recados ao Chega.
Discurso do presidente da Assembleia da República, na sessão do 25 de abril, foi dedicado ao respeito por cada instituição democrática, “sem atropelos, nem precipitações”, e à separação de poderes. Palavras de Santos Silva, algumas que pareceram recados para o Chega e outras para Marcelo de Sousa, foram muito aplaudidas pelo partido no Governo.