Juan Pedro Franco, o mexicano, considerado o homem mais obeso do mundo, que pesava cerca de 590 quilos, emagreceu 170 quilos a fazer uma dieta mediterrânea, tendo sido agora submetido a uma cirurgia de redução de estômago.
O seu médico, José António Castañeda realizou a cirurgia com sucesso, apesar de ter havido algumas complicações com o procedimento laparoscópico, – avaliação dos órgãos internos através de um tubo introduzido no abdómen – devido às dimensões do corpo do mexicano.
Antes da cirurgia o médico sugeriu a Juan que fizesse uma dieta mediterrânea, focando-se nos legumes e frutas, dando origem a uma perda de peso de cerca de 170 quilos. A cirurgia realizada reduziu o estômago de uma capacidade de cinco litros para 25 centilitros.
O mexicano, após a cirurgia deve seguir uma dieta rígida que lhe permitirá perder cerca de 40 a 50% do seu peso durante os próximos seis meses.
Em novembro, prevê-se que o homem se submeta a uma cirurgia aos intestinos para que tenha uma digestão mais rápida e que o seu organismo não absorva certos alimentos.