De acordo com os dados do COSI relativo a 2022, uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso e 13,5% sofrem de obesidade. A região dos Açores foi a que apresentou maior prevalência.
No segundo dia da 74ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), João Jácome de Castro fala do papel da Endocrinologia em Portugal – enquanto “farol” para os doentes – e das três doenças endócrinas mais prevalentes.
Totalmente esgotado nas farmácias e/ou a levar à criação de dezenas ou mesmo centenas de encomendas nas mesmas, o Ozempic, inicialmente criado para diabéticos, tem vindo a ganhar popularidade entre quem tem excesso de peso devido às celebridades e redes sociais. O jornal ouviu médicos e doentes.
“Estava a ganhar milhões de dólares por ser a rapariga gorda e engraçada”, confessou.
Tendo por base dados relativos ao IMC de crianças e jovens do sul da Califórnia, os investigadores percecionaram que estes aumentaram de peso.
A rapper afro-americana explicou aos seguidores como é que lida com a obesidade e respondeu ironizando a questão: “Acordo na minha cama obesa, ponho os meus chinelos obesos da Louis Vuitton e entro na minha enorme e obesa casa de banho…”
Se está habituado a beber mais que meio copo de álcool por dia, tenha cuidado com o aumento do tamanho da cintura.
. Isabel do Carmo parece sentir-se bem com a sua gordura. E sendo uma Endocrinologista especializada, lá continua a publicar livros sobre alimentação, e a culpar outros pela obesidade do povo.
Os pedidos de ajuda aumentam e a crise pode piorar a situação: com menos dinheiro, a tendência é comprar alimentos mais baratos, que são, à partida, mais calóricos. ‘A pandemia pode ser um gatilho para escolhas alimentares piores’, assegura nutricionista.
Mulheres são quem mais sofre deste tipo de discriminação.