Um estudo realizado pela Universidade do Minho concluiu que expor as crianças a desenhos animados com mensagens de comportamentos alimentares saudáveis pode ser muito eficaz e, consequentemente, encorajá-las a fazer escolhas mais saudáveis.
O estudo foi coordenado por Ana Vaz, em 2015, e analisou 142 criança na região de Braga, “alunos do pré-escolar e escolar com idades entre os quatro e oito anos”, segundo afirmou Ana Vaz à Lusa. As crianças visualizaram os desenhos animados na RTP 2 e no canal Panda, com o nome ‘Nutri Ventures’.
As conclusões do estudo foram apresentadas no Congresso Internacional de Obesidade, que está a decorrer no Porto.
O objetivo do estudo era explorar se um desenho animado com mensagens positivas teria um efeito positivo nas escolhas e preferências alimentares das crianças. As crianças foram distribuídas por dois grupos: um em que eram expostas a desenhos animados sem qualquer referência a mensagens alimentares ou sobre nutrição e outro em que assistiam a desenhos animados com mensagens alimentares saudáveis.
O grupo esteve exposto aos desenhos animados durante 20 minutos e depois cada criança tinha a oportunidade de comer durante 10 minutos, podendo escolher livremente entre cenouras bebés, uvas, chocolates e batatas fritas. Os resultados mostraram que as crianças expostas a desenhos animados com mensagens alimentares saudáveis escolhiam mais alimentos saudáveis do que as outras crianças.
Ana Vaz disse à Lusa pondera levar o Ministério da Educação para que seja “implementado a nível nacional nas escolas”.