Mesmo numa tarde de quarta-feira, a Feira do Livro de Lisboa pulula. São milhares as pessoas que sobem e descem o Parque Eduardo VII carregadas de livros. Há quem os leve para ler em casa e há quem aproveite as esplanadas e os bancos à sombra para desfolhar as aquisições mais recentes.
O público da Feira do Livro é tão heterogéneo quanto as respostas à difícil questão ‘Qual é o livro da sua vida?’. Por ali encontrámos um casal de brasileiros de Salvador que está a acabar o doutoramento em psicologia em Lisboa, um grupo de crianças de nove anos – devoradores de livros – e um casal de turistas californianos.
As respostas são, obviamente, díspares e vão desde autores como William Faulkner a Milan Kundera – passando por Tolkien e o incontornável “Lord of the Rings” – e aterrando na literatura juvenil de Liz Pichon com as aventuras de Tom Gates – resposta em coro do grupo de crianças, claro.
A 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa acaba domingo.
Rodrigo Araújo, 40 anos – Estudante de doutoramento em filosofia
O coração é um caçador solitário, Carson McCullers
«Trata dos aspetos íntimos da vida de um adolescente com a tarefa de viver sozinho mesmo rodeado de muita gente»
Luís Pessoa, 72 anos – Ex-professor universitário
O pensamento de Lenine, Henri Lefebvre
«Foi uma grande abertura para o Marxismo»
Leidiane Coimbra, 33 anos – Estudante de doutoramento em filosofia
Palmeiras selvagens, William Faulkner
«O livro interessou-me pela sua forma. Evidencia que a vida não é tão linear como pensamos»
Vera Ferraz, 44 anos – Funcionária de uma livraria
A insustentável leveza do ser, Milan Kundera
«Abriu-me a consciência a muita coisa. À maneira como os outros nos podem ajudar e também à forma como encaramos as relações com os outros»
Patrícia Oliveira, 28 anos – Funcionária de restauração
Mulheres visíveis, mães invisíveis, Laura Gutman
«Marcou-me porque fala da importância do vínculo e do tempo entre o bebé e a mãe. Sobre a importância do tempo passado entre mãe e filho»
Ginger Gabriel, 73 anos – Ex-psicóloga
Lord of the Rings, J. R. R. Tolkien
«Todos os natais lia a trilogia aos meus filhos. Gosto muito da simbologia, interpreta bem a vida e o bem e o mal. Gosto especialmente do desenvolvimento das personagens»
Miguel Rodrigues, 9 anos – Estudante
Tom Gates, Liz Pichon
«Ando a ler três livros. É engraçado. É sobre um menino que anda na escola e está sempre a arranjar desculpas para não fazer os trabalhos de casa»
Cláudia Araújo, 24 anos – Estudante
A sombra do vento, Carlos Ruiz Zafón
«O livro é escrito de uma forma que agarra o leitor pelas descrições. Entras num mundo aparte com a forma como o autor usa as palavras»