As duas mulheres portuguesas que morreram no atentado de Barcelona eram do concelho de Sintra. A informação foi revelada por Basílio Horta, presidente da Câmara daquele concelho.
A informação foi confirmada pelo Secretário de Estado das Comunidades, explicou Basílio Horta na sua página no Facebook. O autarca comparou o ataque a uma “besta” que "atacou impiedosa nas Ramblas em Barcelona".
“Este terror sem rosto tem de ser derrotado. Tem de ser derrotado com a única resposta possível. Com amor. Com amor e sem medo. Sem medo de reafirmar os nossos valores e os nossos ideais. Acreditando nos valores civilizacionais que nos fundaram enquanto comunidade”, escreveu.
Basílio Horta aproveitou ainda para citar Winston Churchill na sua publicação: “Lutaremos. Lutaremos com redobrada confiança. Nunca nos renderemos”.
“À família enlutada apresento as minhas mais sinceras condolências. Estamos juntos. Como sempre estivemos. E como sempre estaremos”, concluiu.
As duas vítimas portuguesas eram avó e neta e tinha 74 e 20 anos de idade, respetivamente. Tinham chegado a Barcelona poucas horas antes do ataque, na quinta-feira à tarde, e tinham decidido dar um passeio nas Ramblas.
O atentado já foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico.