"O IGCP vai realizar no próximo dia 13 de setembro pelas 10:30 horas um leilão da Obrigações do Tesouro com maturidade em 14 de abril de 2027, com um montante indicativo entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões de euros", informou a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).
No último leilão de OT com maturidade a 10 anos, em julho, o IGCP colocou 685 milhões de euros a uma taxa de 3,085%. No leilão anterior com o mesmo prazo, realizado em junho, a taxa de juro tinha sido de 2,851%.
Esta é a segunda ida de Portugal ao mercado para financiamento de longo prazo do terceiro trimestre deste ano. Em julho, além dos 685 milhões de euros, o IGCP emitiu dívida de 315 milhões de euros a 28 anos.
A emissão de dívida conduzida pela agência liderada por Cristina Casalinho é a primeira desde sexta-feira, dia em que a Moody’s melhorou a perspetiva para a dívida portuguesa.
A agência de notação financeira colocou o outlook em "positivo", o que poderá indicar uma subida do "rating" do país, atualmente no patamar de “não investimento”, também conhecido com “lixo”.