Quem tem animais, neste caso cães, não resiste, na maior parte das vezes, ao ‘apelo carente’ destes amigos de quatro patas e acabam por deixar que estes durmam consigo no quarto. Mas afinal, será que isto é correto?
Um estudo realizado nos Estados Unidos, quis testar a presença dos cães nos quartos dos donos, para ver se isto prejudica a qualidade de sono dos donos e as conclusões foram bastante contraditórias.
O estudo provou que dormir com um cão na cama prejudica o descanso do dono, mas se o cão dormir fora do perímetro da cama mas dentro do quarto pode ter um efeito benéfico, pela sensação de proteção e segurança que este animal oferece.
O Centro de Medicina do Sono da Mayo Clinic analisouo comportamento a dormir de 40 adultos saudáveis e sem problemas de sono e dos seus cães, durante um período de cinco meses.
No final, descobriram que dormir com cães ajuda algumas pessoas a dormir melhor, independentemente de o cão ser de grande ou pequeno porte.
No entanto, há uma ressalva: os cães não devem dormir mesmo na cama dos donos. Os benefícios para o sono foram verificados apenas quando o cão dorme no quarto, mas não na cama com o dono.
«A relação entre as pessoas e os seus animais de estimação mudou ao longo do tempo. E o certo é que muitas pessoas de facto dormem com os seus animais de estimação no quarto. Atualmente, muitos donos ficam longe dos seus animais de estimação durante a maior parte do dia, então eles querem maximizar o tempo com eles quando estão em casa. Tê-los no quarto à noite é uma maneira fácil de fazer isso. Agora, com este estudo, os donos de animais podem ficar mais descansados sabendo que tal não afetará negativamente o seu sono», afirmou Lois Krahn,