Já estamos todos fartos de ouvir que Portugal está na moda. Digo ‘fartos’ em tom positivo porque nos enche de orgulho ver como o nosso país é adorado, mas importa agora perceber se este amor veio ou não para ficar.
Para nós enquanto Portugueses é fácil perceber o encanto – principalmente se o encanto for explicado em estrangeiro, que nós sempre acreditamos pouco em nós próprios – mas afinal o que cativa tanta e tanta a gente a vir cá?
E obviamente não falo só do turismo, mas da invasão de nacionalidades a fixarem casa no nosso território.
Polémicas à parte, benefícios fiscais e outras burocracias também de lado, importa perceber como se valorizou a marca Portugal ao longo dos anos.
À semelhança de qualquer outra marca soube puxar pelos seus melhores atributos, pela variedade de paisagens e experiências, pela gastronomia, pela história e pela alma secular tão única. A tudo isto acrescentou a tranquilidade e estabilidade que todos querem em tempos conturbados pelo mundo.
Esta história começou a viajar e a ganhar seguidores, e pelo mundo alguns fizeram por Portugal o que nunca tínhamos conseguido. Cristiano Ronaldo pôs Portugal no mundo a um nível impensável e a ele juntaram-se muitos outros que levaram o nome do nosso país além fronteiras.
A juntar a esta receita tivemos a sorte e o mérito de até ganhar um Euro de futebol, ter um Português como secretário-geral das Nações Unidas e espalhar talento um pouco por todas as áreas com um reconhecimento que só devemos ter tido na época dos Descobrimentos.
Com uma marca tão forte o poder de atracção é fortíssimo e hoje quem menos esperávamos é nosso embaixador. O que cobraria a Madonna se há uns anos atrás o Turismo de Portugal a convidasse para uma campanha de promoção do país? Nem consigo imaginar, mas hoje Madonna posta sem pudor tudo o que faz por cá, enchendo de bandeiras Portuguesas todos os seus relatos. Um endorsement super valioso que novamente nos leva para outro patamar.
Antes dela tivemos Eric Cantona, Monica Bellucci, Cristian Louboutin, entre outros…quem se seguirá?
Muitos dizem que Portugal está impossível, que já não há espaço para os Portugueses, que o turismo está a estragar o país, outros dizem que é motor da nossa economia e a nossa única saída para um crescimento sustentado.
Sem querer entrar nesta discussão e na diferença de opiniões que este tema ( e bem) tem suscitado , e reservando-me o direito de emitir a minha sem pudor, a marca Portugal está viva como nunca e recomenda-se e isso, para quem é Português, terá que ser sempre motivo de alegria.
*Diretora Criativa Havas Sports & Entertainment